Quando optamos por uma dieta hipercalórica, estamos pensando no aumento de peso corporal para uma pessoa com baixo peso ou um indivíduo com peso ajustado, porém, em fase de ganho de peso e posterior redução do percentual de gordura. As pessoas que optam por fazer uma dieta com mais calorias tem dificuldade em realizar o ganho de peso, pois engordar também não é fácil, afinal, normalmente apresentam um metabolismo acelerado.
Isso resulta em um maior gasto de calorias durante as atividades diárias do que absorvem ao comerem, mesmo sem praticar atividade física.
Modificar esse metabolismo acelerado não é possível, é preciso ingerir então mais calorias para compensar as que são perdidas facilmente. O ganho de peso sem a prática de exercícios físicos, muitas vezes poderá resultar apenas no ganho de gordura corporal, incluir no dia a dia uma modalidade de exercício nos ajuda a também aumentar massa muscular.
Se você optar por simplesmente aumentar as calorias dos alimentos sem se preocupar com a qualidade deles, pode acabar adquirindo massa gorda. Além disso, podem ocorrer alterações bioquímicas, tais como: alterações de glicose sanguínea, aumento de colesterol ruim (LDL) ou até doenças cardiovasculares. Por isso, em muitos casos, é essencial consultar um profissional de saúde especializado, para te acompanhar tanto na alimentação quanto nos exercícios físicos, e assim ajustar além das calorias ao longo do seu dia mas também seus hábitos alimentares.